Texto criado para o Blog do Rapha
Tudo o que você precisa saber para dar cursos para barbeiros
Muitas pessoas me procuram e falam que querem começar a dar cursos, mas não sabem o que fazer ou por onde começar. Vou contar a vocês tudo o que eu fiz para me capacitar e o que precisei melhorar para começar a dar cursos.
O meu primeiro passo foi melhorar as minhas postagens nas redes sociais, especificamente o Facebook e Instagram e padronizar meu estilo de fotos. Comecei a postar menos fotos pessoais e a divulgar mais fotos do meu trabalho, fotos que as pessoas querem e precisam ver. Assim eu conseguia envolver tantos clientes quanto barbeiros para o meu perfil. Para isso eu investi em uma câmera melhor, comecei as postar todos os dias em horários pontuais e minha página no Facebook sempre foi administrada por um profissional da área de comunicação e com isso minhas redes sociais ganharam mais autoridade.
É muito bom saber como as redes sociais funcionam, ler artigos, entender o comportamento das pessoas, assim você acaba identificando melhor qual estratégia funciona melhor para você. Eu tenho um grande público no Facebook e no Instagram, mas os dois se comportam de uma forma totalmente diferente, nem sempre o que faz sucesso em uma rede faz na outra.
Quando você tem um perfil profissional as plataformas de gerenciamentos dessas redes já fornecem vários relatórios que te ajudam a entender melhor seu público, suas campanhas, suas estratégias de forma geral.
Nesse post do site Viver de Blog você encontra detalhadamente os horários de cada rede social.
No mesmo período busquei e ainda procuro me especializar o máximo possível, assistindo muitos vídeos e principalmente fazendo cursos, pois não podemos ser barbeiros apenas de YouTube. Fiz cursos com grandes nomes da barbearia no início da minha jornada de educador, entre eles:
Seu Elias
Éric Pacinos (Colômbia)
Famos (Canadá)
Diego Elizarraras (EUA)
Leena Piccininni (EUA)
Sky Salon (Porto Rico)
Ignacio Caposales (Uruguai)
E fui até a Inglaterra me especializar com Charlie Gray, Josh Lamonaca e Glenn McGoldrick na Menspire Academy, uma das mais renomadas academias do mundo.
Um erro que a grande maioria dos barbeiros que vejo dando cursos comete é que não sabem explicar COMO fazer e só MOSTRAM como fazer. São coisas diferentes. As pessoas investem caro para ir em um Workshop para apenas ver alguém cortando um cabelo, elas precisam entender como usar todas as técnicas. Um bom educador tem que saber para ele e para os outros e saber ENSINAR.
Além dos cursos de corte de cabelo fiz também um curso de atendimento ao cliente e relacionamento profissional pois quem está palestrando tem que lidar diretamente com o público e cada pessoa é de um jeito, cada um aprende de uma forma. Você tem que entender que muitas pessoas vão em Workshop para aprender, mas também são profissionais que já sabem de muita coisa, são pessoas que estão ali justamente para questionar e tirar todas as dúvidas que ela tiver.
Você como palestrante/educador tem a função de explicar e tratar todos da melhor maneira possível.
Para começar a ensinar além de entender sobre o CORTE, devemos entender sobre o CABELO, como funciona o crescimento, a queda, as doenças capilares e seus tratamentos, para isso fiz um curso com uma das melhores clínicas de dermatologia do país, a Clínica Regis.
O que quero dizer com tudo isso? Que para oferecermos conhecimento primeiro devemos nos encher dele para termos um conteúdo relevante para ensinar. Muitas pessoas acabam de aprender o básico e já querem dar cursos. Invista em você, seja o exemplo, seja o melhor na sua barbearia e invista em conhecimento sempre.
Marketing
Eu sou barbeiro e para falar de Marketing, divulgação eu não tenho muita propriedade no assunto. Por isso contratei uma agência que desenvolveu minha identidade visual, meu site, minhas artes para divulgação de cursos, tenho uma equipe de assessoria, fiz o registro das minhas marcas (Raphael Barber e Barbers Training), existe todo um trabalho nos bastidores para que a experiência do Barbeiro que será meu aluno por um dia seja a melhor possível.
Você não vai conseguir gerenciar tudo sozinho, por isso acho indispensável ter um profissional da área pensando nesses detalhes para você. Não pense no dinheiro, faça algo para realmente mudar a vida de alguém, o dinheiro será consequência.
Qual o momento certo para começar a dar cursos?
Eu acredito que para dar cursos não é o suficiente ter só seguidores no Instagram, tem que ter experiência com a barbearia, conhecimento, ser um bom profissional e fazer mais que um bom trabalho, ninguém se torna referência fazendo o que todo mundo faz, fazendo o mínimo.
Automaticamente as pessoas começam a gostar do seu trabalho e você começa a se destacar, os barbeiros vão começar a ter interesse nas suas técnicas. Por isso comece investindo em você e se valorize, não comece oferecendo curso a preço de banana, tudo que citei acima você gasta muito para aprender, você deve ser a primeira pessoa a se valorizar.
Quer dar curso? Faça cursos
Quer ensinar? Aprenda
Quer ganhar? Invista
O mercado de barbearias no Brasil é gigante e tem espaço para todos. Sucesso a todos vocês e lembrem-se que o conhecimento é a única coisa que ninguém nunca poderá tirar de você.