Texto criado para o Blog do Rapha
Como fazer vídeos para o Instagram
Muitas pessoas me perguntam como faço meus vídeos para o Instagram, qual equipamento uso, se algum profissional faz a filmagem, como faço as edições, enfim... muitas perguntas que as vezes é difícil responder um a um.
Por isso hoje irei contar para vocês como faço meus vídeos. Entendam que gosto de fazer as gravações e amo meu trabalho, amo o que eu faço e gosto de divulgar meu trabalho seja por vídeos ou fotos para que a nossa profissão de barbeiro cresça cada vez mais e claro mais clientes vejam meu trabalho.
Hoje temos ao alcance das nossas mãos uma ferramenta excelente para atrair nossos clientes que são as redes sociais. Não sou nenhum expert em Comunicação, mas vou deixar aqui minha experiência e o que faço para ter um bom engajamento através dos vídeos.
Os vídeos no meu perfil (não sei se em todos vão funcionar assim) tem maior engajamento do que fotos. As pessoas são mais curiosas de como é feito o corte, muitos barbeiros querem ver algumas técnicas e os clientes gostam de ver a transformação e o resultado final do corte.
Quais equipamentos uso para fazer um vídeo:
Os meus vídeos são feitos do iPhone 7 Plus. Ele tem uma câmera 4K, mesmo que o Instagram ainda não suporte essa qualidade, ele tem uma ótima qualidade para vídeos que às vezes até parece feito por um profissional.
As edições são feitas pelo aplicativo gratuito da Apple o Imovie. Com essa ferramenta você encontra opções básicas de edição como: acelerar vídeo, fazer câmera lenta, adicionar música e etc. de forma bem simples e intuitiva de usar.
As músicas devem ser passadas do computador para o celular. Músicas que são salvas em aplicativos ou no celular não funcionam e o vídeo acaba ficando sem uma trilha sonora.
Recomendo que antes de gravar você já tenha escolhido a trilha sonora, assim você pode filmar e fazer os movimentos de câmera de acordo com as batidas da música.
Para quem usa o celular Android um aplicativo simples e que também tem um bom resultado é o Viva Vídeo, mas a versão gratuita é limitada e vem com a marca d’água do aplicativo. Então sugiro usar a versão paga por ser muito mais completa.
Pode acontecer de você postar o vídeo e ele ser barrado pelo Instagram alegando direitos autorais. Não se preocupe! Na mensagem você verá a opção de CONTESTAR, clique nela e você verá um espaço para colocar sua assinatura eletrônica (o seu nome do perfil) respeitando as letras maiúsculas e minúsculas e o espaço entre os nomes. Feito isso é só aguardar que em menos de dois minutos seu vídeo voltará a ser publicado automaticamente.
Em pouco mais de um ano fazendo vídeos eu consegui triplicar meus seguidores, alguns deles tiveram tanto engajamento que alcançaram mais de dois milhões de usuários. O importante é ser criativo despertando o interesse das pessoas e mais importante fazer sempre um trabalho bem feito.
Não espere você ter um celular de última geração, ter condições de contratar uma agência ou um profissional para divulgar seu trabalho/barbearia. Não seja um profissional medíocre que espera o patrão, o colega ou sempre arranja desculpas para não fazer as coisas acontecerem. Cada um é responsável pela vida que tem.
“Faça o seu melhor nas condições que você tem, para quando você tiver condições melhores, fazer melhor ainda.” – Mário Sérgio Cortella