Texto Criado para o Blog do Rapha
5 Dicas para fazer um bom atendimento
Qualquer empresa deve ter a preocupação com o atendimento ao cliente. Nos mínimos detalhes gerar encantamento.
Pense em uma empresa com o atendimento impecável, que te faz se sentir muito especial. Então... seu cliente também pensa da mesma forma ao comparar sua empresa com outras.
Mesmo sendo segmentos diferentes, quando uma empresa tem um atendimento diferenciado ela é fixada na cabeça do cliente como a “top mind”.
Construir um bom relacionamento com o cliente é imprescindível para uma experiência inesquecível e conseguir bons resultados para empresa.
Para esse comportamento ser mais habitual dentro das barbearias, separei 5 dicas que acho essencial para fazer um bom atendimento:
Seja educado sempre
Demonstre empatia e educação com QUALQUER pessoa que entrar na sua barbearia. Livre-se dos seus preconceitos e opiniões formadas. “Senhor”, “Senhora” cabe a qualquer um, até mesmo os mais jovens. Entenda a liberdade que o seu cliente transmite. Bom dia, boa tarde e boa noite é o mínimo que podemos fazer. Sorria e demonstre bom humor, cada um já tem seus problemas particulares e seu cliente precisa ter uma experiência e um momento só dele durante o atendimento.
Tenha disposição
Todas as pessoas que trabalham com o público precisam ser atenciosas, pacientes e determinadas a resolver o problema do cliente. Não use expressões negativas como: “não dá pra fazer”, “não posso”, “não consigo”, “não” ... Crie soluções e alternativas. O cliente não entende sobre cabelo como um profissional por isso ele vai a barbearia. O profissional é você. Use palavras como: “ficaria melhor se...”, “olha esse modelo de corte ...”, “se fizermos de tal forma”.
Conheça sobre o seu serviço
Não tem como fazer um bom atendimento quando o profissional não domina os serviços que a empresa oferece. Procure se atualizar, aprender e entender sobre tudo relacionado a barbearia. Procure entender sobre o perfil da barbearia que trabalha, a missão, valores, objetivos, metas. Busque saber quais são os serviços que oferecem e saiba fazer todos eles. Seja um profissional completo. Alguns barbeiros não sabem nem indicar um bom shampoo/pomada ou um tratamento químico para um cliente...
Seja pontual
Muitas barbearias já trabalham com agendamento de horário. Tente seguir ao máximo a pontualidade. Clientes que vão a estabelecimentos assim já estão com a agenda programada e o barbeiro atrasar pode atrapalhar o cronograma do cliente. Mesmo quando acontecer avise o cliente, peça desculpas e agilize para conseguir atende-lo o mais rápido possível.
Por muitas vezes também acontece ao contrário, onde o cliente atrasa. Em situações assim não deixe o cliente de “castigo” esperando, veja a disponibilidade da agenda para quando vai estar disponível algum horário e avise o cliente. Demonstre disposição e interesse em fazer o atendimento, afinal nem todo mundo atrasa seus compromissos por opção.
Não seja um robô
Um bom atendimento não precisa de passos “engessados”. Haja naturalmente, fuja de respostas padrões. Utilize a linguagem do seu cliente. Seja claro e utilize palavras adequadas ao nível de conhecimento do seu público. Evite gírias, tratamento íntimo ou expressões de incerteza perto do cliente. Com o tempo e se policiando você vai conseguir desenvolver seu estilo de atendimento.
Então o que acharam dessas dicas? Você acha alguma delas mais importante? Quer dar alguma sugestão? É só deixar seu comentário.