Texto criado para o Blog do Rapha
Cortar o cabelo com máquina engrossa o cabelo?
Essa é uma dúvida que existe há muitos anos. Uma preocupação constante das mães e dos profissionais que atendem os pequenos cavalheiros. Eu mesmo recebo diariamente muitas mensagens perguntando se pode usar máquina ou navalha no cabelo infantil. Vocês podem ver a preocupação de muitas mães nos comentários desse vídeo que postei na minha Fan Page.
Então vou esclarecer de uma vez para vocês: Cortar o cabelo com máquina não engrossa o cabelo. Continue lendo e entenda porquê.
O funcionamento da máquina:
Primeiramente saiba que a lâmina da máquina é feita de aço inoxidável que junto com a vibração do motor ocasionam o corte mais rápido do que o corte da tesoura e deixa o cabelo mais aferido por dispor de pentes e ajustes que nos dão mais precisão e garantia que o tamanho do cabelo está igual em todas as partes, além de facilitar o trabalho do barbeiro.
A máquina não tem poder ou uma funcionalidade para mudar a textura do cabelo, até por que ela faz o mesmo trabalho da tesoura só que de forma mais ágil. Mesmo que mudasse em algum aspecto essa alteração do fio seria somente no cabelo que que está grande bem acima da raiz.
Como a máquina iria alterar a raiz do cabelo que ainda nem cresceu?
Até mesmo um processo químico ou produtos como gel só causam mudança no cabelo onde foi aplicado o produto, ou seja, nada muda o cabelo ou sua textura na hora de crescer.
Por isso químicas tanto no cabelo masculino ou feminino necessitam de manutenção após um tempo para retocar a raiz que cresce de forma natural. Exceto em caso de uso de remédios, anabolizantes ou outras substâncias que alterem os hormônios, mas nesses casos a mudança seria produzida de dentro para fora.
Mesmo assim ouço muitas mães afirmarem: O cabelo do meu filho era liso, cortou com máquina e ficou grosso (crespo).
Eu mesmo, nesses quase dez anos de profissão acompanho a mudança na textura e espessura do cabelo dos meus pequenos clientes e vejo o quanto isso é natural. Quando nascemos temos uma pele super macia e sequinha, já na pré-adolescência vem oleosidade, espinhas e várias outras mudanças que acabam com aquele aspecto de pele de bebê.
Com o cabelo não é diferente. Todos nós nascemos com o cabelo mais fino, alguns nascem até bem carequinha e a tendência é que os fios acompanhem a mudança do corpo. Temos que considerar também alguns fatores como a genética (às vezes o um dos pais tem cabelo liso, mas o outro nem tanto) outras vezes por hormônios e até mesmo a alimentação.
Selecionei algumas fotos de um dos meus clientes Kids e que acompanho desde poucos meses para vocês verem que o uso da máquina não altera o cabelo quando a criança tem o cabelo fino.
Então como esse mito de que a máquina engrossa o cabelo foi criado?
Por mais incrível que pareça, esse mito foi criado pelos próprios barbeiros em 1919 quando surgiram as primeiras máquinas de cortar cabelo e elas custavam muito caro. Como nem todos os profissionais da época podiam comprar equipamentos começaram a espalhar esse boato que o uso da máquina doía, que o cabelo caia e engrossava.
O boato fazia muitos homens ficarem com medo e não gostarem do uso da máquina e as mamães com medo de estragar o cabelo do filho. Podem observar que geralmente os senhores com uma certa idade são os que mais pedem o corte feito todo na tesoura. Será por quê né?
Espero que tenha ajudado a tirar essa dúvida de vocês. Para as mães que notam uma mudança muito grande aconselho primeiro a ir a um bom profissional e que tenham experiência em corte infantil. Procure conhecer o trabalho do profissional que atende seu filho, caso não resolva um dermatologista é a melhor opção.
E para os barbeiros agora vocês sabem como informar melhor seus clientes quanto ao uso da máquina e vamos agora acabar com esse mito passando a informação correta.
Conte aqui sua experiência com o uso da máquina e o corte infantil aí na sua barbearia.
E você que é pai ou mãe como você gosta do corte do seu filho? Ainda tem receio de usar máquina?